quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rosalba, trampolim do desenvolvimento é a Uern!

Um dia depois de considerar, via nota oficial, que a Uern representa um fardo de R$ 500 mil/dia, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) declarou que o leilão do novo Aeroporto de São Gonçalo, representava o “trampolim do desenvolvimento do Rio Grande do Norte". Evidentemente que ninguém pode crer que o aeroporto não será importante para o nosso Estado. O Governo está de parabéns por isso. Mas oblog discorda de que seja o trampolim para o nosso desenvolvimento. Acho que a Uern, esta sim, deveria ser encarada como tal.

Ora, caro leitor, o Aeroporto de São Gonçalo certamente será uma importantíssima ferramenta de desenvolvimento econômico. O Estado lucrará alguns milhões com a sua construção e o efetivo funcionamento. Porém, como podemos medir, em termos financeiros, o retorno que a Uern dá ao Rio Grande do Norte? Já pararam para pensar que praticamente 95% dos professores de língua portuguesa, matemática, química, física e várias outras disciplinas que atuam no interior foram formados pela Uern?

E os especialistas em TI (Tecnologia da Informação), uma das profissões que mais crescem e se valorizam no mundo, estão saindo de onde? O curso de Ciências da Computação da Uern forma profissionais para o Brasil inteiro. Quer trampolim maior do que esse? E os novos médicos, interiorizando a saúde e garantindo novos generalistas para atender à população brasileira?

Sem querer estragar a festa da governadora, volto a discordar dela e mais uma vez alerto para a forma tacanha e atrasada com a qual está tratando essa questão da Uern.

Governadora, trampolim do desenvolvimento é a nossa universidade, que produz inteligência e semeia o conhecimento, único bem que ninguém pode tirar do ser humano. O aeroporto é importante, mas a Uern é fundamental. Sem ele, chegamos até aqui. Sem ela, aonde estaríamos?

(http://jornalistapedrocarlos.blogspot.com/2011/08/rosalba-trampolim-do-desenvolvimento-e.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário